sexta-feira, 3 de abril de 2020

Sexta-feira- 03/04/20 - 2ª semana

Dia:03/04/2020 - 6ª feira

Língua Portuguesa 
Aula 10




Corrija o caça-palavras feito ontem clicando aqui e a página 56 clicando aqui.

Hoje você vai ler, ilustrar e responder às perguntas sobre o conto “Por que o morcego só voa à noite?” Esse texto está na apostila de contos. Caso você ainda não a tenha recebido, clique aqui para ler o conto.


     Faça o cabeçalho completo.

     Assunto: Leitura e compreensão do conto etiológico.


     Depois de ler atentamente ao conto, responda às questões.



     1- Pela leitura do conto é possível conhecer hábitos da vida do morcego. Escreva esses hábitos.

       2- O que fez a águia desconfiar do morcego?

       3- Qual foi a solução encontrada pelo morcego depois da rejeição?

      4- O texto lido é considerado um conto etiológico. Explique a intenção (o motivo) do autor ao escrever esse conto.

        5- Faça a ilustração do conto na apostila, ou no caderno se você não tiver a apostila.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Matemática
Aula 10


Oi turma!

    Gostaram de ver como os gráficos pictóricos representam as quantidades?

  Vamos ver se você acertou o exercício 5 da apostila, sobre esse assunto. Faça a correção. Você já sabe: é só clicar no link

       




     Coloque o cabeçalho no seu caderno de Matemática.

     Aula: 10

     Assunto: Atividade 9 da apostila: Gráfico pictórico

    Realize a atividade 9 da nossa apostila!

   Que bom que concluímos mais uma semana!
   Um beijo para você !
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



Filosofia
Aula 1
 Olá turma! Vamos começar com a nossa primeira aula de Filosofia do Blog. Clique no link abaixo e acompanhe no Power Point a leitura da primeira parte do livro “Por que ter medo?” Importante: Para ouvir a leitura você precisa fazer download (baixar) o Power Point do livro.

 https://drive.google.com/open?id=1ML_WwbNkxotBM6Y_QKwzzZe6459hJXWE





→ Seria interessante que você ouvisse mais uma vez. Vamos lá? Agora, imprima a ficha, acessando o link seguinte, caso não consiga, faça essa atividade no caderno de estudos ou em outro que você tiver em casa. Se puder, faça a ilustração em papel sulfite.

https://drive.google.com/open?id=1yWWjI_7a1Tpder1o2mAGQ_VOwnVtLmOB


quinta-feira, 2 de abril de 2020

Quinta-feira- 02/04/20- 2ª semana

Dia:02/04/2020 - 5ª feira



Língua Portuguesa 

Clique aqui e faça a correção da atividade 3 da ficha e clique aqui para corrigir a página 56.

Você aprendeu que as palavras oxítonas têm a última sílaba tônica. Certo?

Aprendeu também que acentuamos as oxítonas terminadas em M/A/E/O.

Agora, seu desafio é localizar o maior número possível de oxítonas, acentuadas e não acentuadas, no caça-palavras, anexado aqui (clique aqui).

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
  
Matemática
Aula 9

Começamos pela autocorreção das expressões numéricas da aula 8

Clique no link seguinte e faça as correções com bastante atenção.

     Agora, coloque o cabeçalho no seu caderno de Matemática.
     Aula: 9
     Assunto: Gráfico pictórico
    
     Você sabe o que é um gráfico pictórico?
     Assista o vídeo abaixo e descubra.

     Gráfico pictórico – vídeo


     Registre no caderno:
Na aula de hoje assistimos um vídeo acerca da construção de um gráfico
pictórico e em seguida, fizemos a atividade da Apostila de Matemática - atividade 5: Gráfico pictórico. 
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Ciências
Aula 4
   
   Começaremos nossa aula, com a correção da p. 65 do livro .
  Compare as respostas do livro com as suas e veja se pode completar alguma ideia ou corrigi-la. Acesse o link abaixo.


    Seguimos falando da água e seu uso. Em seu caderno de Ciências: faça o cabeçalho completo e registre o assunto: A água no mundo.
      
Copie, reflita e responda as perguntas:

1)    Em que momento do dia você usa a água?
2)    Qual é a quantidade de água que você imagina consumir para realizar cada ação que pensou?
3)    Você acha faz um uso consciente (cuidadoso)da água? De que forma?



Agora assista ao vídeo e veja se está de acordo com as suas ideias.


        Você sabe o que é um infográfico?

        Infográfico é uma ferramenta que serve para transmitir informações por meio do uso de imagens, desenhos e demais elementos visuais gráficos. Normalmente, o infográfico acompanha um texto, funcionando como um resumo didático e simples do conteúdo escrito.



      Nas páginas 66 e 67, do seu livro, você encontrará um infográfico que analisa o consumo de água no mundo. Faça uma leitura atenta das imagens e textos que aparecem neste infográfico.

     No seu caderno, coloque o seguinte título: A água no mundo. Em seguida, numere e responda às questões propostas no livro. Lembre-se de elaborar suas respostas para que fiquem claras e completas.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Estamos chegando no fim da semana!
Até amanhã : )


quarta-feira, 1 de abril de 2020

Quarta-feira- 01/04/20 - 2ª semana

Dia:01/04/2020 - 4ª feira

Língua Portuguesa 
Aula 8


        Clique aqui e confira o gabarito para correção da ficha - atividade 2

     Uma dica importante que você vai perceber é que as regras de acentuação para as palavras oxítonas não funcionam para as palavras paroxítonas logo, vogais usadas na regra de uma não valem para acentuar as outras.

     Apenas veja:

     Enquanto as oxítonas terminadas em a, e, o são acentuadas, as paroxítonas terminadas com essas mesmas vogais não recebem acento.

     Logo, que vogais sobraram para acentuar as paroxítonas? Sobram: u , i

Contudo, é fundamental que você, ao pronunciar a palavra, perceba a sílaba tônica!

     Vamos aprofundar mais esse assunto nas aulas presenciais.

    Para sistematizar as regras que já aprendemos, você deve fazer a atividade 3 e a página 56, do Caderno de Atividades.     

Registro no caderno:

     Cabeçalho completo

     Assunto: Regras de acentuação

         Hoje aprendemos mais algumas regras de acentuação e fizemos exercícios a esse respeito.
   
    Não esqueça: Sempre faça o cabeçalho completo e o assunto da aula, no caderno antes de começar os registros.


--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Matemática
Aula 8

Como sempre, vamos começar corrigindo. Acessem os gabaritos, clicando nos links:
a)    Para atividade 13, da apostila
        
b)   Para as operações de divisão e multiplicação.

      Agora, coloque o cabeçalho no seu caderno de Matemática.
      Aula: 8
      Assunto: Expressões numéricas

      Resolva as expressões numéricas a seguir.
     Lembre-se que você pode realizar os cálculos no seu caderno de estudos.
a)   56 + 36 : 9 x 10 – (54 + 81 : 9) =
b)   80 x 4 + (15 + 25 – 35 : 7) + 70 : 10 – (150 – 200 : 5) =
c)   16 x 100 : 4 =
     
     d) 35 x (14 : 2 x 10) =
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Geografia

Aula 2

   Olá!
1)    Vamos iniciar a aula de corrigindo as lições que você na semana passada.

     Correção da página 26, exercício 4

a)  O mapa mostra os fluxos migratórios no Brasil nos anos de 1950 a 1970.
b)  Nesse período, a Região Sudeste atraía mais migrantes, pois estava se industrializando e oferecia mais oportunidades de trabalho e melhores condições de vida.
c)   A Região Sudeste atraía migrantes do Nordeste.

     Correção da página 29

6)  Os principais fluxos migratórios ocorreram da Região Nordeste para a Região Sudeste e da Região Sudeste para a Região Nordeste, entre os anos de 1990 e 2010.

7) Migração de retorno é o fluxo migratório em que os migrantes retornam à sua terra natal.

8) a) Resposta pessoal. Possibilidades de respostas:
     Região Sudeste para Região Nordeste;
     Região Sudeste para Região Centro-Oeste
     Região Sudeste para Região Sul.

b) Resposta pessoal. Vivemos em São Paulo, identifique o destino.

9) Resposta pessoal. Você pode validar suas hipóteses usando a internet.

     Correção do registro no caderno.
     No Brasil, as migrações internas são motivadas geralmente por fatores econômicos.
        
       2. Agora que terminamos a nossa correção e que já recordamos parte do conteúdo da semana passada abra seu livro nas páginas 30 e 31 e acompanhe o podcast de leitura.

     O Brasil e suas diferenças sociais – A desigualdade na distribuição da renda gera desigualdade social.

        Após a leitura, grife as informações abaixo.
       Como é feita a distribuição de renda no Brasil.
       Parcela da população que fica com a maior parte da renda brasileira.
       Consequência da desigualdade na distribuição da renda.
       Como a desigualdade social pode ser percebida.
       Fatores que indicam as condições de vida da população.

      3. Faça o cabeçalho
      Aula: 2
    Assunto: O Brasil e suas diferenças sociais – A desigualdade na distribuição da renda gera desigualdade social - páginas de 30 a 33.
   
    4. Faça no seu caderno os exercícios 2, 3 e 4 das páginas 31, 32 e 33. Não precisa copiar as perguntas, mas não deixe de identificar o exercício e a letra que está respondendo. Na próxima quarta-feira, 8/04, faremos a correção dessas páginas.

       Hoje, finalizamos as atividades em nosso livro.

       5. Ainda no seu caderno, faça um registro em forma de desenho do que aprendeu hoje. Capriche!

       6. Assim que você terminar, não se esqueça de passar o traço final.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Bom descanso e até amanhã!

terça-feira, 31 de março de 2020

Terça-feira- 31/03/20- 2ª semana

Dia: 31/03/2020 - 3ª feira

Língua Portuguesa 
Aula 7

Com a realização dos exercícios da aula passada, você conseguiu perceber que:
      localizar a sílaba tônica, classificá-la e observar as letras finais das palavras são aspectos importantes para acentuar ou não as palavras.

    Vamos assistir ao vídeo, clicando no link abaixo, para retomar o que vimos durante as atividades e para aprender uma regra nova.

                                 https://www.youtube.com/watch?v=Sy_LUnePfRE

    Aprendeu a regra de acentuação dos monossílabos (palavras de 1 sílaba) tônicos? O que foi falado sobre isso no vídeo? Então, vamos lá:

     Acentuamos os monossílabos tônicos terminados em A, E, O.

   Hoje, vamos realizar:

Registro no caderno:
     Faça o cabeçalho completo
     Coloque o assunto: Regras de acentuação.
 Depois, registre o que fez: Hoje realizamos exercícios sobre a acentuação das palavras e estudamos algumas regras.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Matemática
Aula 7

Olá turminha! Vamos começar nossa aula de hoje, corrigindo as expressões numéricas da aula 6. Clique no link seguinte para o gabarito.
        
      
     Faça o cabeçalho no seu caderno de Matemática.
      Aula 7
   Assunto: Apostila de Matemática - atividade 13, divisão e multiplicação pelo método convencional.
     Caso não tenha a apostila, clique aqui. 

     Resolva as operações de divisão e multiplicação, pelo método convencional.

a)    2 096 : 9 =
b)   4 183 : 6 =
c)    962 x 29 =
     d) 543 x 37 = 
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

História
Aula 2
Correção da página 35 - História                          

1. Após a correção, precisamos relembrar o que estudamos na aula passada.
     Releia o parágrafo 2 da página 32. 

     Entendemos então, que a cultura material forma parte da memória de um povo.
    Com o passar do tempo, o homem percebeu que os objetos ou apenas a oralidade não mantinham um fato ou uma história por muito tempo ou até com os mesmos detalhes. Assim iniciou o processo de desenvolvimento da escrita.

2. Clique no link abaixo para poder assistir o vídeo que nos explica um pouquinho mais desse processo. Vídeo: 
Como surgiu a escrita (Nova série)


3. Agora que já vimos o vídeo, abra seu livro na página 36 e acompanhe a leitura clicando no link a seguir. Assunto: Registros de memória: a escrita - Diferentes tipos de escrita.

4. Volte ao primeiro texto (Registros de memória: a escrita) dessa página e grife:
        Em quais áreas da sociedade dos povos antigos a escrita era importante?
        A escrita representou um marco nos períodos históricos. O que ela definiu?
5. Retome o segundo texto (Diferentes tipos de escrita) e grife:
        nome da escrita dos sumérios, onde escreviam e a justificativa para o nome dessa escrita.
        nome da escrita inventada pelos egípcios e suas características. 
        nome da escrita criada pelos maias e seu significado.
        nome da escrita dos fenícios e do que era composta.
        não deixe de grifar o nome dos povos destacados nos 4 itens acima.
6. Resolva os exercícios da página 37. (Na próxima terça-feira - 07/04, faremos a correção dessa página).

7. Agora, você deve realizar o exercício das páginas 42 e 43. Essa cruzadinha fará uma breve retomada nos conteúdos que estudamos do início do ano até agora. Pesquise no seu próprio material. Vamos lá! 😉(Na próxima terça-feira - 07/04, faremos a correção dessa página).

8. Abra seu caderno, após fazer o cabeçalho registre o assunto da aula e as páginas que fizemos. (Como sempre realizamos).   
   No dia hoje, estudamos o processo de desenvolvimento da escrita. Com isso, descobri que o alfabeto que uso para registrar essas palavras no meu caderno foi originado dos ___________________. 

9. Assim que você terminar registro, não se esqueça de passar o traço final. (Na próxima terça-feira - 07/04, faremos a correção desse registro.) 😊
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Até amanhã, no nosso próximo encontro virtual!
Beijos