quinta-feira, 30 de abril de 2020

5ª feira - 30/04/2020 - 6ª semana

30/04/2020 - 5ª feira







Olá queridos alunos! Vamos começar mais um dia de trabalho?
Essa semana é mais curta e amanhã não nos encontraremos!
Comemoraremos o Dia do Trabalho!

Aula 25 de Matemática

Cabeçalho no caderno.

Colégio Santa Clara
São Paulo, 30 de abril de 2020.
x
          Paz e Bem!
x
Assunto: autocorreção das operações de divisão e da página 59, do Caderno de Atividades.

   Sempre começamos com as correções da aula anterior.

1) Caderno de atividade página 59.

2) Divisões do caderno.




Depois de realizar as correções, vamos relembrar o conceito de fração? Para isso, leia as páginas 120 e 121, do Livro de Matemática e realizem a atividade conforme a orientação.

4)    Faça a revisão das página 80 (exceto exercício 4) e página 81.

Ficha de acompanhamento de atividades - clique no check -
----------------------------------------------------------------------------------------------------

Aula 10 de Ciências

1. Vamos seguir com o nosso projeto?

     Ainda sobre a etapa 1:

   
  • Abra o formulário, clicando no título do projeto e responda as três perguntas que estavam no item 5, da página 78. Depois poderemos comparar as respostas.

  •  Ao terminar seu questionário você deverá clicar em Enviar.
                    

2. Agora abra seu livro na página 80 e acompanhe a proposta, assistindo ao vídeo:


3. No caderno, coloque o cabeçalho completo.


Aula 10
Assunto: Projeto- Como podemos economizar água no dia a dia?

Etapa  4 - Desenho da ideia de economia de água em casas e moradias.

Cole o seu desenho

E agora, mãos a obra!!! Use materiais diversos para prototipar a sua ideia. Depois fotografe! Posteriormente teremos um espaço para que cada um mande sua foto!

Observação:  Você sabe o que é prototipar? 

       [...] É o desenvolvimento ou criação de protótipos, modelos iniciais de alguma coisa que podem ser, posteriormente, usados como padrão.

Ficha de acompanhamento de atividades - clique no check 

Aula 25 de Língua Portuguesa


Materiais: livro didático, páginas de 34 a 37 
Assunto: leitura e interpretação do conto: A princesa, o fogo e a chuva.

Videoaula sobre a explicação da atividade. 

Ficha de acompanhamento de atividades - clique no check -
Bom trabalho e um ótimo feriado a todos! =)
----------

quarta-feira, 29 de abril de 2020

4ª feira - 29/04/2020 - 6ª semana

29/04/2020 - 4ª feira





Aula 24 de Língua Portuguesa


Materiais: Caderno de Português, Caderno de Atividades (página 25) e fichas


Ortografia
Acesse às explicações assistindo ao vídeo abaixo:

      
  • Faça o cabeçalho e escreva o assunto da aula – QUA e GUA e uso da letra G
  • Cole as fichas 
  • Copie as palavras do exercício 2 da página 25, do Caderno de Atividades organizando-as em 4 colunas identificadas como:


  • G + vogal
  • GU + vogal 
  • G + consoante
  • G no final da sílaba

-------------------------------

Aula 6 de Geografia


    Correção do registro no caderno, da aula 5.

Página 38

·         Exercício 8:

a)    Região Sudeste: Mulheres negras 11,4% e mulheres brancas 7,4%
b)    Região Sudeste: Homens negros 6,5% e homens brancos 4,9%
c)    A maior taxa de desemprego entre mulheres negras se apresenta se apresenta na região Centro-Oeste e entre mulheres brancas na região Norte .
d)    A região que apresenta a maior taxa de desemprego entre homens negros   é a Centro-Oeste e a entre homens brancos é a região Nordeste.
        Exercício 9:

Resposta pessoal.

Começando a aula  ;)



1- Vamos começar nossa aula de hoje:



Aula: 6

Assunto Saneamento básico


     1-  Veja o Power Point para poder ampliar seu conhecimento. Fique bem atento nas explicações apresentadas para que possa ter uma boa compreensão.



            



2  -   Após assistir ao Power Point , faça a leitura da página 39,  em voz alta, destacando, com marca texto, as principais informações apresentadas.


     3- Realize a atividade 10 no próprio livro. Não será necessário realizar a atividade 11.
       
   4- Vamos ver como a falta de SANEAMENTO BÁSICO pode prejudicar, aumentando as possibilidades de contaminação. Segue um trecho de uma matéria que saiu no JOCA. Para ler integralmente acesse o seu jornal virtual.
       
      

As periferias e o novo coronavírus

Confira as principais dificuldades e soluções no combate da Covid-19 nas comunidades
Por :Martina Medina
Recomendações para se proteger do vírus, como lavar as mãos, evitar aglomerações e ficar em casa, são difíceis no dia a dia das favelas, onde 13,6 milhões de brasileiros vivem atualmente. Confira as principais dificuldades e soluções no combate da Covid-19 nessas comunidades

Problemas


  • O dinheiro das famílias não é suficiente para comprar itens de limpeza, como álcool em gel, e máscaras.
  • Cortes de água dificultam lavar mãos e roupas com frequência.
  • A necessidade de sair para trabalhar, para manter a renda, aumenta o risco de contaminação.
  •  Muitos vivem em casas com poucos cômodos, o que dificulta o isolamento de doentes.
  • Casas com pouca ventilação facilitam a disseminação do vírus.
  • Há poucos hospitais públicos na região para atender a população.


Família recebe doação de alimentos da Rede de Comunidades e Movimentos Contra a Violência, em comunidade no Rio de Janeiro / #pracegover: família, composta por dois adultos, duas crianças e um cão, recebe doação de alimentos em comunidade no Rio de Janeiro. Foto: Bruna Prado/Getty Images

Soluções


  • Pagamento em dinheiro para que as pessoas possam parar de trabalhar e ficar em casa.
  • Suspensão de pagamentos de contas como luz e aluguel.
  • Distribuição de água, alimentos e itens de limpeza.
  • Melhorias na estrutura das casas.
  • Fiscalização para impedir eventos e locais que atraiam grande número de pessoas.
  • Aumento da quantidade de hospitais e profissionais da saúde nessas regiões.
  • Implantar o saneamento básico, dando acesso à rede de água potável e à coleta de esgoto.


Médicos e enfermeiros atendem a população da comunidade de Paraisópolis, na capital paulista. / #pracegover: profissionais de saúde, usando máscaras, caminham por rua em Paraisópolis. Foto: Alexandre Schneider/Getty Images. Esta matéria foi originalmente publicada na edição 147 do jornal Joca.

5- Para finalizar faça o registro em seu caderno.         


Colégio Santa Clara.
São Paulo, 29 de abril de 2020.
Paz e Bem!

Aula: 06
Assunto: Saneamento básico 
.
   Hoje nós aprendemos:

Saneamento básico é o controle e a distribuição dos recursos básicos (abastecimento, tratamento e distribuição de água, esgoto sanitário, coleta e destino adequado do lixo, limpeza pública), tendo em vista o bem-estar físico, mental ou social da população.





Segue sugestão para você “ visitar” durante esse período.

Passeios e atividades para fazer sem sair de casa
Confira dicas do que fazer em casa durante o período de isolamento.

Joca


Ficha de acompanhamento de atividades - clique no check
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Aula 24 de Matemática

Cabeçalho no caderno

Colégio Santa Clara
São Paulo, 29 de abril de 2020.
x
           Paz e Bem!
x
Assunto: Correção das expressões numéricas e páginas 70 e 71.
                 Resoluções de divisões e problema - caderno de atividades página 59.

1)    Correção das páginas 70 e 71 e das expressões numéricas da aula 23.


Observe que em cada linha está grifado e destacado o cálculo que foi resolvido

2)  Resolva em seu caderno as divisões no seu caderno. Apenas duas dão resultado exato.
a) 2 134 : 6=
b) 4 035 : 3=
c) 36 100 : 5=
d) 84 356 : 7=
e) 76 162 : 8=
f) 59 007 : 4=


3)    Resolva o problema 59 do caderno de atividades.

Amanhã faremos as correções...
Um beijo com saudade



----------

terça-feira, 28 de abril de 2020

3ª feira - 28/04/2020 - 6ª semana

28/04/2020 - 3ª feira

Bom dia queridos!!
Vamos iniciar mais um dia de estudos e desafios?
Hoje começaremos com Matemática.



FASSISTA AOS VÍDEOS NO MODO "TELA INTEIRA" E AUMENTE O VOLUME. Aula 23 de Matemática

Orientação da aula de hoje - 🔊

Cabeçalho no caderno

Colégio Santa Clara
São Paulo, 28 de abril de 2020
X
                       Paz e Bem!
X
Assunto: Livro de Matemática, páginas 70 e 71 
                Retomada das representações de fração no Caderno de Atividades, p. 30
                Expressões Numéricas 
            
1)    Gabaritos das atividades da aula anterior (realizadas no caderno).


 Gabarito comentado


Gabarito para conferência final


2)    Vídeo explicativo da página 70

3)    Faça as atividades das páginas 70 e 71, do livro didático

4)    Resolva as expressões numéricas a seguir, com atenção:
a)    4 612 – ( 90 : 5 + 381 : 3 ) =
b)    500 x 5 + ( 250 : 5 : 10 ) x 4 =
c)    800 : 80 + ( 49 x 2 – 39 ) – 37 =


----------
Aula 5 de História

1. Iniciaremos a nossa aula de História pela correção das páginas 49 e 51.

Correção das páginas 49 e 51.


2.  Abra seu livro nas páginas 54 e 55 e acesse o link a seguir.


3. Vamos continuar com as nossas atividades nas páginas 56 e 57. Clique no link a seguir, para ter acesso as orientações.



4. Vídeo: Aprenda a fazer papiro.

Atenção: Não era para você fazer papiro, apenas para entender como os egípcios o faziam.


5. Em seu caderno faça o cabeçalho.

Colégio Santa Clara
São Paulo, 28 de abril de 2020
X
                       Paz e Bem!
X
Assunto: A organização da vida social - Fontes históricas para conhecer as cidades antigas.
Páginas: 54 a 57.
X

Elabore um parágrafo (ou frases) contendo as palavras: faraó, cidade, líder, papiro, escriba, sumérios, independentes. 
X

Assim que você terminar, passe o traço final.

Ficha de acompanhamento de atividades - clique no check
----------

Aula 23 - Língua Portuguesa

Materiais: Livro didático, página 39 e Caderno de Atividades, página 48

Assunto: Verbos discendi (verbos de dizer) na escrita do discurso direto / narrativas

Acesse ao link para assistir às explicações.

Bom trabalho e até a próxima! =) 
----------