sexta-feira, 21 de agosto de 2020

6ª feira -21/08/2020 - 18ª semana




===========================================================

 Língua Portuguesa - Aula 79

Assunto: Marcadores Temporais e uso das aspas

Materiais: Livro didático p. 95, 96 e 97

🔍Clique aqui e acesse o gabarito referente à correção da página 96 do Caderno de Atividades.


ASSISTA AO VÍDEO NO MODO "TELA INTEIRA" E AUMENTE O VOLUME.

💻 Videoaula -


Registro no caderno 

Cabeçalho completo

Pule uma linha

Assunto – Marcadores Temporais e uso das aspas

Aula 79

Pule uma linha 

       Hoje fizemos a leitura de uma notícia e os exercícios das páginas 95, 96 e 97. Vimos que os marcadores temporais são palavras ou expressões que indicam a passagem do tempo. Além disso, quando um marcador temporal está no início da frase ele deve ser seguido de uma vírgula. 

     Aprendemos que as aspas podem ser usadas para indicar a fala ou a citação de alguém numa notícia. Para usar as aspas não é necessário formar um novo parágrafo.


       Pesquise e escreva uma lista de 10 marcadores temporais. 


Ficha de acompanhamento de atividades - clique no check ✅

=============================================================

Filosofia - Aula 13

Olá queridos!

Vamos para mais uma aula de filosofia?

ASSISTA AO VÍDEO NO MODO "TELA INTEIRA" E AUMENTE O VOLUME


    Agora, acesse o link do PADLET e responda a pergunta que já foi explicada no vídeo. Não se esqueça de fazer a 2ª tarefa de gratidão.


    Enquanto você escolhe para quem demonstrará carinho, escute essa música. "Não custa nada" foi composta para nos mostrar tudo o que não custa dinheiro, mas é muito valioso.
     
     Espero que goste!!!!🎵🎶🎶🎵



Segue a letra para você cantar junto

Não Custa Nada

Música em Família
Eu descobri que as coisas boas da vida
São de graça, não custam nada
Eu descobri que o mundo inteiro
Pode ser o meu jardim, a minha casa
O teu abraço não custa nada
Um beijo seu não custa nada
A boa ideia não custa nada
Missão cumprida não custa nada
E quando tudo parecer que está perdido
Dê uma boa gargalhada
Eu descobri que as coisas boas da vida
São de graça, não custam nada
Eu descobri que o mundo inteiro
Pode ser o meu jardim, a minha casa
O pôr do sol não custa nada
A brincadeira não custa nada
Um gol de placa não custa nada
Vento no rosto não custa nada
E quando tudo parecer que está perdido
Dê uma boa gargalhada, ah-ah-ah
A flor do campo não custa nada
Onda do mar não custa nada
A poesia não custa nada
A nossa história não custa nada
Fruta no pé não custa

=============================================================
Matemática - Aula 79

Orientação da aula 


Cabeçalho no caderno

Aula 79

Assuntos:  

  • correção dos exercícios do livro (p.191) e do caderno de atividades (p.44).

  • exercícios as páginas 186 e 187 do livro de Matemática.

1) Assista ao vídeo a seguir e acompanhe com atenção a correção. Se necessário, pare o vídeo ou adiante-o.


2) Abra o seu livro e faça os exercícios das páginas 186 e 187.

3) Mais divisões com números decimais. Vamos treinar?


a) 1 : 2 = 

b) 3 : 6 =

c) 4 : 8 =

d) 5 : 10 =

4) O que você observou nessas divisões? Registre sua resposta no caderno.


Ficha de acompanhamento de atividades - clique no check 

Queridos alunos, fiquem atentos aos horários da próxima semana!

Lives da semana – 5º B

Segunda-feira

Terça-feira

Quarta-feira

Quinta-feira

 

Horário

Disciplina

Grupo

Horário

Disciplina

Grupo

Horário

Disciplina

Grupo

Horário

Disciplina

Grupo

 

13h20

Matemática

1

13h30

Ens. Religioso

Todos

13h20

Matemática

1

13h20

Português

1

 

14h05

Artes

Todos

14h05

Português

1

14h05

Matemática

2

14h05

Português

2

 

14h50

Matemática

2

14h50

Português

2

14h50

Ed. Física

Todos

14h50

Inglês

Todos

 



======================================

quinta-feira, 20 de agosto de 2020

5ª feira -20/08/2020 - 18ª semana




Boa tarde,
Te espero logo mais para a nossa aula de Língua Portuguesa.
Beijos e até mais tarde.
Priscilla

Atenção! Não se esqueça da aula de Inglês!


===========================================================

Matemática - Aula 78

 Orientação da aula 



Cabeçalho no caderno

Aula 78

Assuntos:

   correção dos problemas páginas 207 e 208.

exercícios das páginas 190 e 191 do livro de Matemática.

exercícios da página 44 do Caderno de atividades.


1) Assista o vídeo a seguir e acompanhe com atenção a correção.

Assista-o em tela ampliada.
Pause ou retorne, se for preciso.


2) Depois da correção, faça as atividades das páginas 190 e 191 do livro didático.

3) Agora, pegue o Caderno de Atividades e faça os exercícios da página 44.

============================================================

Ciências - Aula 31

Você já fez o seu registro no Padlet? Leu o que seus amigos escreveram?

Gostou?

 Vamos a aula de hoje:


 

Assista ao vídeo com algumas orientações sobre a nossa aula.


 1.    Começaremos pelo caderno!

Cabeçalho

Aula 31

Assunto:  O dia e a noite

Você sabe por que temos o dia e a noite? Escreva um pequeno texto contando o que você sabe sobre isso. Qual é a sua hipótese?

1.    Assista ao divertido vídeo sobre a lenda indígena que busca explicar o surgimento da noite.


1.    Leia o texto da página 18.


2.    Para finalizar essa aula, faça uma ilustração no seu caderno baseando-se nos seus registros.

Complete a ficha que fizemos no início do semestre (“O que sei, o que quero aprender, o que aprendi”) e escreva o que você gostaria de saber sobre o dia e a noite.

 Ficha de acompanhamento de atividades - clique no check 

==========================================================
Língua Portuguesa - Aula 78 - LIVE

Assunto: Ortografia – terminações -ÊNCIA e -ÂNCIA

Materiais: Caderno de Atividades p. 96

 

🔍Clique aqui e acesse o gabarito referente à correção das páginas 89 a 92 do livro didático.

Registro no caderno 

Cabeçalho completo

Pule uma linha

Aula 78

Assunto – Ortografia – terminações -ÊNCIA e -ÂNCIA

Pule uma linha 

       As famílias de palavras podem se tornar técnicas valiosas para a decisão de qual letra usar em situações de escrita.

       Ao fazer o exercício da página 96, aprendemos que os sufixos -ÂNCIA / -ÊNCIA acrescentados aos verbos formaram substantivos.

Exemplos:

vigiar (verbo) – vigilância (substantivo)

sobreviver (verbo) – sobrevivência (substantivo)


====================================================

quarta-feira, 19 de agosto de 2020

4ª feira -19/08/2020 - 18ª semana

 




Boa tarde, 
Te espero logo mais para a nossa aula de Língua Portuguesa.
Beijos e até mais tarde.
Priscilla

Atenção! Não se esqueça da aula de Educação Física.

============================================================

Língua Portuguesa - Aula 77 - LIVE

Assunto: Leitura e interpretação de notícia

Materiais: Livro didático p. 89 a 92

🔍Clique aqui e acesse o gabarito referente à correção das páginas 67 e 68 do Caderno de Atividades.

Registro no caderno 

Cabeçalho completo

Pule uma linha

Aula 77

Assunto – Leitura e interpretação de uma notícia.

Pule uma linha 

Hoje fizemos a leitura e a interpretação de uma notícia no livro didático. Aprendemos que, numa notícia, a transcrição das falas de pessoas entrevistadas é escrita entre aspas.

============================================================

Geografia - Aula 17

Olá querido aluno! Hoje vamos estudar sobre “Retratos da cidade”.

    Em cada época, as artes dão testemunho da evolução e das preocupações do homem . É o caso, por exemplo, da arte rupestre entre os povos pré-históricos. As pinturas encontradas nas cavernas revelam muitos rituais e cenas do cotidiano daqueles indivíduos. Muitos artistas retrataram em suas obras o espaço urbano. 

1- O grafite mistura-se ao movimento de permanente construção e reconstrução da cidade. O grafiteiro interioriza traços urbanos em seu trabalho. Assista ao vídeo com a apresentação da professora para conhecer um pouco mais da ARTE URBANA.

 

           2- Agora assista ao vídeo para conhecer um pouco mais sobre alguns deles como DEBRET e RUGENDAS, que são artistas que também retrataram a paisagem urbana:

Pintor: Debret e Rugendas - Quintal da Cultura 


        3- Agora faça a leitura da página 64, do seu livro de Geografia e conheça mais algumas obras e os autores que retrataram paisagens urbanas em épocas diferentes.

     ATIVIDADE

      4- Você deve escolher uma das obras da página 64.

    a) Registre, em seu caderno, as informações a obra escolhida.

    b) Descreva-a, identificando a paisagem urbana que ela representa e a época.

   5- Escolha uma paisagem urbana que você conheça e:

   - Em uma folha de papel sulfite ou outra semelhante, elabore uma ilustração na forma de  GRAFITE. 

    - Como título identifique a localização dessa paisagem. Tire uma foto bem enquadrada  do seu grafite e poste-a no Padlet  da sua turma, colocando seu nome.


PADLET aqui

Vamos para o registro da aula:

Colégio Santa Clara

São Paulo 19 de agosto de 2020

Paz e Bem!

Aula: 17

Assunto: Retratos da cidade. 

  1.  Vídeo professora: Arte Urbana

  2. Vídeo: Pintores: Debret e Rugendas

  3. Leitura do livro página 64.

  4. Atividade no caderno.

  5. Padlet

                                    FICHA CONTROLE - clique aqui

============================================================

Matemática - Aula 77

         Orientação da aula 



Cabeçalho no caderno

Aula 77

Assuntos:  

  • correção dos exercícios decimais.

  • livro - páginas 207 e 208 operações envolvendo a adição e a subtração, com números decimais.

1) Assista ao vídeo a seguir e acompanhe com atenção a correção. Se necessário, pause ou retorne

Assista-o em tela ampliada

Veja quantas vezes forem necessárias para ficar "craque"

Se possível, use fones de ouvido para se concentrar melhor.



2) Confira, por meio da imagem, o exercício 2, realizado na aula 76.


Vamos treinar mais um pouquinho?


3) Resolva as operações a seguir, com números decimais, com atenção. Se precisar, volte ao vídeo de correção, de hoje, para tirar dúvidas.


a) 5 + 0,2 + 0,8 =


b) 9 – 0,8 =


c) 6 + 0,7 + 0,8 =


d) 16 – 5,5 = 


4) Escreva por extenso os resultados das operações do exercício 3.


=============================================================