sexta-feira, 27 de março de 2020

Sexta-feira dia:27/03/2020 - 1a semana

Sexta-feira - dia: 27/03/2020 - Português - aula 5

Olá pessoal! Tudo bem?
Espero que estejam todos bem!
Antes de iniciarmos com as propostas de hoje, vamos corrigir os exercícios de ontem? 

Clique aqui e acesse o gabarito com as respostas.

No 4º ano, você aprendeu o que é uma sílaba tônica. Você se lembra?

ca -me -lo -> sílaba tônica é ME

ca - me - lô -> sílaba tônica é 

Veja que a sílaba tônica sempre é aquela pronunciada com mais intensidade.

Vamos ouvir a música "Meu caro barão", de Chico Buarque de Holanda, para aprender um pouco mais sobre ela.




Anote em uma folha de rascunho as palavras que são pronunciadas na música de modo diferente. ;)

O que faltou para que elas ficassem corretas?

Pois é, a presença ou ausência de um acento nas palavras, pode mudar completamente o significado delas.

Agora registre em seu caderno de Português o cabeçalho e as descobertas de hoje. Não esqueça de por o assunto da aula  - sílaba tônica!


1-    Hoje aprendemos que sílaba tônica é aquela  pronunciada com mais intensidade. 
2-    Cada palavra tem apenas uma sílaba tônica. 
3-    Nem todas as sílabas tônicas são acentuadas.
4-  A ausência de um acento na palavra que deveria tê-lo, pode modificar o seu significado ou transformá-la em algo que não existe.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Sexta-feira - dia: 27/03/2020 - Matemática - aula 5


Confira os resultados dos algoritmos armados e resolvidos no caderno 
a)    2 587 – 1 025 = 1562
b)    25 258 – 987 = 24271
c)    2 348 : 9 = 260
           d) 36 004 : 6 = 6000
Observação: ambas as divisões têm resto.
Livro didático página 39 – Problemas 1 e 2.

Apostila de Matemática - caso você não a encontre, clique em: Atividade 12.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------






quinta-feira, 26 de março de 2020

Quinta-feira- dia:26/03/20 - 1ª Semana

Quinta-feira - dia: 26/03/2020 - Português - aula 4






Faça a leitura do conto “Napi, os homens e os animais”, em voz alta e com muita atenção à pontuação. Depois responda aos exercícios abaixo, em seu caderno de Português.

Não é necessário copiar as perguntas. 

Caso você ainda não tenha a apostila de contos africanos, clique aqui para abrir o texto.

Faça o cabeçalho e escreva o assunto da aula: Leitura e interpretação do conto “Napi, os homens e os animais”

Numere as respostas e escreva-as em seu caderno, pulando linhas entre elas.

       1.    Como o texto apresenta o personagem Napi?
       2.    O que chamou a atenção de Napi despertando sua ideia de criação?
       3.    O que Napi fez após modelar os animais?
       4.    Onde Napi, gostaria que o homem vivesse? 
       5.    No parágrafo transcrito a seguir, o narrador usou outra expressão para se referir a Napi. 

        a-    Grife essa expressão com sua caneta marca texto. 

     E quando chegou o homem, Napi lhe sugeriu diversos lugares para morar, mas o homem nunca ficava contente. Até que o guardião da vida se cansou e disse apenas:
                __ Você é mesmo impossível, meu filho! Tudo bem, vá para onde quiser! 


      b-    Por que ele fez isso?
      --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
       Matemática - aula 4
  
          Corrija, clicando aqui, as atividades realizadas ontem na página 47 do livro de 
          Matemática. 

Resolva as operações a seguir pelo método convencional.

a)    2 587 – 1 025 =
b)    25 258 – 987 =
c)    2 348 : 9 =
           d) 36 004 : 6 =


      -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     Quinta-feira - dia: 26/03/2020 - Ciências - aula 2 


     1. Na página 62, leia o texto e responda as questões propostas no livro. Lembre-se de  elaborar suas respostas para que fiquem claras e completas.

     Obs.: Para responder as questões 2 e 3, você poderá fazer uma pesquisa. Segue uma sugestão de site.


          https://www.cidadeecultura.com/hidrografia-sao-paulo/


-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


quarta-feira, 25 de março de 2020

Quarta-feira dia:25/03/2020 - 1a semana

Quarta-feira - dia: 25/03/2020 Português aula 3  

Bom dia, pessoal!


Estou gostando de ver os acessos ao nosso, blog! Parabéns a todos que continuam se dedicando às lições com a mesma dedicação sempre!! Estou orgulhosa de vocês!!




Antes de começar com as novas propostas, confira as respostas das atividades realizadas ontem, acessando os gabaritos abaixo:

Clique aqui e corrija a página 9 do Caderno de Atividades.


Clique aqui e corrija a página 10 do Caderno de atividades.

Clique aqui e confira as respostas da cruzadinha colada no caderno. 


Agora vamos iniciar a leitura dos contos da apostila de Contos Africanos.


Se você ainda não recebeu a sua, não se preocupe! O link de acesso está bem aqui! 


Leia em voz alta a apresentação do trabalho logo no começo da apostila. Essa leitura é bem importante!


Agora, vamos lá!


Você lerá, em voz alta, o primeiro conto "A encantadora canção do Pássaro Mágico". É uma linda história. 


Sabia que ela faz parte de um livro de contos selecionados por Nelson Mandela? Você sabe que foi ele? Que tal pesquisar?  Tenho certeza de que você achará a história de vida dele inspiradora!


Se preferir, acesse o vídeo abaixo.





Como eu estava dizendo ...


Depois de ler o conto, você  criará três perguntas que tenham as respostas no texto  e deverá respondê-las em seguida. 


Nessa atividade, você será o professor e o aluno ao mesmo tempo!


Escreva as perguntas com suas respectivas respostas no caderno de Português logo após o cabeçalho e assunto da aula: Leitura e compreensão do conto "A encantadora canção do Pássaro Mágico".



Bom trabalho!

;)
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Quarta-feira - dia: 25/03/2020 - Matemática -  aula 3  



Um pouco mais de problemas? Tudo o que nos deixa mais sabidos, é sempre bem-vindo!
Livro didático p. 47 – Problemas 1, 2 e 3.

Lembre-se da importância de fazer os problemas com atenção, interpretando cada uma das informações numéricas!


terça-feira, 24 de março de 2020

Terça-feira - dia: 24 / 03 / 2020 - 1a semana

Terça-feira - dia: 24 / 03 / 2020 -  Português - aula 2

Uma dica importante: sempre que houver o link "Mais informações", você deve acessá-lo, pois ele mostrará as atividades que não estão visíveis na postagem diária do Blog.


Oi Pessoal! 
Espero que você estejam se adaptando bem ao nosso novo meio de comunicação. É sempre bom aprender novos jeitos de fazer algo! Isso nos torna cada vez mais capazes e inteligentes!

Nós já aprendemos o sufixo -OSO. Lembram-se? Vimos como são formados os adjetivos maldOSO, ansiOSO, saudOSO e muitos outros!


Hoje vamos estudar o sufixo -AL.


Você se lembra de alguma palavra que tenha o sufixo -AL?

Leia o quadro azul, na página 9  do Caderno de Atividades.


Observe o que as palavras desse quadro têm em comum, além do sufixo -AL, é claro!  Como foram agrupadas?


Esse critério de agrupamento é feito para determinar o uso delas.


Agora, você vai realizar os exercícios das páginas 9 e 10 do Caderno de Atividades observando o que representam as palavras que têm esse sufixo.

Depois, clique aqui imprima e faça a ficha proposta. Registre as aprendizagens de hoje em seu caderno de Português. 

Consulte o quadro azul da página estudada, se precisar! Cole essa ficha após o seu registro.

Não se esqueça de colocar o cabeçalho completo e o assunto da aula: - Sufixo AL

Amanhã você terá acesso aos gabaritos das atividades para conferir o que fez. Combinado?

Um beijo e até amanhã!
Terça-feira - dia: 24 / 03 / 2020 -  Matemática - aula 2

Vamos corrigir as expressões numéricas de a atividade de ontem.
Corrija também a atividade 2 da apostila clicando aqui.



a)  360: 4 x 3 : 9 x 3 =
       90 x 3 : 9 x 3 =
        270 : 9 x 13 =
         30 x 3 = 90


b) 36 : ( 2 x 2 ) x 95 : 5 = 
     36 : 4 x 95 : 5 =
      9  x 95 : 5 =
         855 : 5 = 171


Observação importante: Caso a sua turma já tenha realizado as atividades de Matemática dessa aula, você poderá refazê-las no seu caderno de estudo, como forma de sistematização.


 Abra a sua Apostila de Matemática  e faça a Atividade 4.

Caso não esteja com a sua apostila, você pode abri-la clicando aqui

Caderno de Atividade p.33 – problemas 3 e 4.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Terça-feira - dia: 24 / 03 / 2020 -  História - aula 1

Olá aluno (a), 
Hoje faremos a nossa primeira aula de História à distância!
Para essa aula você precisará do seu livro e caderno.

Vamos começar?

1. Abra seu livro na página 32 - Assunto: Registros de memória: cultural material. Como você estará sem nenhum colega ao lado, realize a leitura em voz alta. Não se esqueça de grifar as partes mais importantes.

2. Você observou que no segundo parágrafo há a definição de cultura material

3. Agora, realize os exercícios 1 e 2 da página 33.
     Dica: Fique atento à legenda da imagem no exercício 2. (Na próxima terça-feira - 24/03, faremos a correção dessa página).

4. Vamos para a página 34. Siga as orientações do item 1 (acima).



5. Realize os exercícios da página 35(Na próxima terça-feira - 31/03, faremos a correção dessa página).



6. Finalizamos as atividades em nosso livro. Agora observe a imagem abaixo.



Os gêmeos, Gustavo e Otávio Pandolfo são referência no grafite internacional. Os artistas abordam temas como família, pobreza e lutas sociais em suas obras.

Imagine que historiadores do futuro chegaram a nossa cidade e encontraram a obra do OS GÊMEOS. 


  • O que os historiadores do futuro poderiam descobrir a respeito da nossa sociedade?
  • Por que há pessoas submersas na água?
  • O que você acredita ser "a personagem" no canto superior direito da imagem?
  • O que mais chama a atenção nessa imagem?

7. Abra seu caderno, após fazer o cabeçalho registre o assunto da aula e as páginas que fizemos. (Esse procedimento você já domina). Escreva o parágrafo a seguir:
      Hoje analisei o grafite dos Gêmeos Gustavo e Otávio que retratam a vida cotidiana do brasileiro.  A seguir, vou fazer o meu grafite para os historiadores do futuro e retratarei a nossa realidade atual.


8. Assim que você terminar o seu grafite, não se esqueça de colocar uma legenda e passar o traço final.  


------------------------------------------------------------------------------------------------------------------






segunda-feira, 23 de março de 2020

Boas vindas, regras e combinados

Olá a todos!


Vamos iniciar os trabalhos da série utilizando esse blog como ferramenta tecnológica. Por meio dele, você receberá as orientações sobre o que deverá fazer em casa. 
Haverá atividades anexas, explicações sobre as páginas dos livros, apresentações, filmes, vídeo-aulas e podcast.
É muito importante que você faça as propostas diariamente e tenha compromisso e responsabilidade com os trabalhos pois a sua aprendizagem vai depender da sua colaboração. 

Siga os procedimentos:

1- Procure fazer as propostas diárias, no dia da postagem.

2- Poste as suas dúvidas nos comentários deixando claro o que não entendeu. Evite comentários do tipo "Não entendi nada!" 

3- As professoras responderão suas dúvidas no menor tempo possível.

4- As fichas podem ser impressas, em casa, para preenchê-las e depois coladas no caderno da disciplina / matéria.

5- Caso você não consiga imprimir, escreva as respostas dos exercícios no caderno da disciplina logo após o cabeçalho, número da aula e o título conforme a postagem do dia.

6- É um período de ajustes,  por isso pode acontecer de pedirmos alguma atividade que já tenha sido feita pela sua turma. Caso isso aconteça, você pode refazê-la em uma folha a parte como estudo. Você decide!

7- Quando houver fichas, elas serão anexadas na postagem do dia.

8- As correções serão feitas por meio de gabaritos postados sempre no dia seguinte à atividade.

Contamos com a colaboração de todos e esperamos estar juntos em breve.

Um beijo carinhoso e virtual
Profas do 5ºano

Segunda-feira - dia 23/03/2020 - 1a semana

Segunda-feira - dia: 23/03/2020 - Português aula 1

Olá pessoal! Tudo bem?

Você deve fazer as propostas com o mesmo empenho orientado em sala de aula, isso não mudou, heim!

Escolha um lugar adequado em sua casa, longe de barulhos, para que possa se concentrar e aprender. 


Uma dica importante: sempre que houver o link "Mais informações", você deve acessá-lo, pois ele mostrará as atividades que não estão visíveis na postagem diária do Blog.

Vamos começar?
 -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Confecção de um cartaz de conscientização



Informar e conscientizar as pessoa para terem mais qualidade de vida é algo que podemos fazer em favor de todos.

Veja os seguintes cartazes de conscientização:

 


Observe que os cartazes não apresentam textos longos. 

1Eles chamam a atenção pelo visual.  As imagens são importantes, pois atraem os olhos das pessoas que passam por eles.

2- Os títulos são feitos com letras grandes – “Coronavírus - Previna-se” - “Coronavírus – Contágio”

3- Encontramos apenas informações essenciais. 

4- Antes de começar a fazer o seu cartaz, você pode fazer um croqui, um rascunho  da  organização numa folha de papel sulfite. 

5- Agora, partindo da leitura do JOCA (edições 142 e 143), escolha entre os títulos sugeridos e escreva as informações em tópicos e com letra legível. 

6- Pegue uma folha, de qualquer tipo, no tamanho A4 ou maior e faça uma ilustração ou cole uma imagem que chame a atenção do leitor. Você poderá pesquisá-la no Google Imagens, digitando na busca "Coronavírus" ou "Covid 19"

7- Quando vocês retornarem, vamos fixá-los pelo Colégio. 

8- Faça o registro abaixo no caderno. 

Faça o cabeçalho completo no caderno de Português e escreva o assunto: Cartaz de conscientização

"Nas aulas de hoje fizemos a leitura do JOCA, edições 142 e 143, e confeccionamos cartazes de conscientização sobre a prevenção e as formas de contágio do Coronavírus. Esses cartazes serão distribuídos pelos espaços do Colégio." 

Segunda-feira - dia: 23/03/2020 - Ciências - aula 1

1. Assista ao vídeo:

                                            Repensar, Reduzir, Reutilizar, Reciclar

        No seu caderno, coloque o cabeçalho completo.  Coloque como assunto: Repensar, Reduzir, Reutilizar, Reciclar. Registre  três ações citadas no filme e escreva sua opinião sobre elas.Ilustre seu registro.